Indicação de Filme – “Trash – A Esperança Vem do Lixo”

images

Trash – A Esperança Vem do Lixo (2014) é um filme produzido pelo Reino Unido e Brasil, dirigido por Stephen Daldry, que dirigiu os filmes “Billy Elliot”, “As Horas” e “O Leitor”. No elenco há nomes de peso como Wagner Moura, Selton Mello, Martin Sheen, André Ramiro, Rooney Mara, Stepan Nercessian e Nelson Xavier e gratas surpresas que foram os meninos protagonistas Rickson Tevez, Eduardo Luís e Gabriel Weinstein.

Passa-se no Rio de Janeiro, onde Rafael (Rickson Tevez) e Gardo (Eduardo Luís) são garotos que trabalham em um lixão buscando algo valioso entre os restos despejados no local todos os dias. Até que um dia Rafael encontra uma carteira com uma boa quantia em dinheiro e a divide com o amigo. Entretanto, logo surge o policial Frederico (Selton Mello), que está justamente procurando essa mesma carteira a mando de um candidato a prefeito (Stepan Nercessian). A carteira em questão pertencia a José Ângelo (Wagner Moura), que deixou um código capaz de levar a uma fortuna de R$ 10 milhões. Os garotos não revelam que a encontraram e pedem ajuda a Rato (Gabriel Weinstein), também morador do lixão, para que possam descobrir o que ela tem de tão importante.

O filme mostra a corrupção da polícia carioca, a pobreza e a falta de cuidado do Estado com uma parte esquecida da população, que mora nos arredores do lixão. O filme é uma espécie de fábula sobre esperança e ética, onde os meninos fazem o que acham certo, dando uma lição de moral aos que dizem que os que são pobres têm predisposição para o crime.

Filme excelente, vale a pena ver e depois pensar sobre a atual situação da política, da população e nossas intenções nesse momento de eleições.